Nossa Libertadores de Futebol de Rua finalmente começou. Uma competição que além de ainda fazer parte dos nossos 30 anos de futebol, também comemora 16 anos de futebol goiano.
E começou com o retorno deste jogador aí ☝️, Leonardo, que havia jogado conosco pela última vez, na temporada 2023! Ele jogou ao lado de Welison, substituindo Walison, os atuais vice campeões da Sul Americana 2025.
Leandro, campeão ao lado de Mateus, na Sula, lidera a Libertadores, que tem uma primeira fase sem chave de grupos, onde todos se enfrentam. A competição só virará Copa a partir da segunda fase, onde teremos play-off com as equipes classificadas. Nas primeiras rodadas da competição, Leandro fechou o gol do seu time, Penarol.
Mesmo com uma equipe ofensiva, Kauê e Mikael, tinham uma defesa fraca e inclusive tomaram a maior goleada da competição, por 06 a 0, para o time de Carlos A. e o estreante Isaías, que marcou 04 vezes. Isaías substituiu Carlos Henrique, vice campeão do Brasileirão 2024, ao lado de Carlos Augusto.
Observação: a equipe de Kauê e Mikael, (LDU) entrou como convidada, pois a dupla já havia sido campeã na temporada. O time substituiu o Mickéyas e Kaik (Goiás), 3° na Sul Americana, que não compareceram à competição e foram eliminados, como estava previsto na regra.
Wellington também retornou em 2025. Ao lado de Batata, eles pegaram o 3° lugar no Brasileirão 2024, pelo Flamengo, e se classificaram. Só que Batata não jogou, sendo substituído por Joseph e depois pelo venezuelano Jesús.
Jesús substituiu Joseph, machucado, no último confronto da rodada.
Afastado há anos, não foi dessa vez que Batata retornou.
Mateus fez magia na competição. O jogador do Penarol, campeão da Sul Americana, deixou Leandro de novo na defesa, e resolveu tudo sozinho! Ele marcou dois golaços por cobertura contra o Boca Jrs, de Walison e Leonardo, os gols mais bonitos das primeiras rodadas. Ele é o artilheiro da Libertadores até o momento, com 07 gols assinalados. Isaías é o vice artilheiro, com 06 gols. Confira:
⚽️1° Mateus 07 gols
⚽️2° Isaías 06 gols
⚽️3° Welison 05 gols
⚽️4° Carlos A. 03 gols
⚽️5° Wellington 02 gols
+ Modesto e Kauê
Outros:
Paulo H., Leonardo e Mikael, com 01 gol cada.
Os outros participantes não marcaram.
Modesto, a máquina de marcar gols, começou discreto. Com 02 gols em três jogos, ele vê seus rivais dispararem no topo das artilharias. Ele marcou o gol mais rápido do ano, ao lado de Isaías, aos 03 segundos de jogo! Há poucos dias, o recorde era de Mateus, com 04 segundos.
O gol mais rápido da história de PH Champions, pertence a Paulo H., que na década passada, em Goiás, marcou aos 02 segundos de jogo, o gol recorde dos campeonatos. O gol quebrou a marca de Herbert, que havia marcado há quase 20 anos, na época, o gol mais rápido da história, aos 03 segundos, no Piauí. Também em Goiás, João Victor marcou aos 2,36 segundos. Portanto, o gols de Modesto e Isaías é o 3° mais rápido e o de Mateus o 4°, mais rápido.

A COMPETIÇÃO
⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️
Como ficou a Libertadores? A primeira fase foi bem disputada, e veja como cada time ficou, chance de classificação, etc.
1° Penarol (Leandro e Mateus)
09 pontos em 04 jogos; 07 gols pró e 02 gols contra; 80% de chances de se classificar.
A equipe entra focada para vencer o Flamengo de Wellington e assumir o 1° lugar. O 1° pega o 4° na segunda fase.
2° Remo (Carlos Augusto e Isaías) 07 pontos em 04 jogos;09 gols pró e 03 gols contra;67% de chances de se classificar.
A equipe tem o melhor ataque da competição e enfrenta o Vasco, de Paulo, podendo se dar o luxo até de empatar, pelo saldo atual. Se o Penarol tropeçar no Flamengo, o Remo pode assumir a liderança com uma vitória sobre o Vasco.
3° Vasco da Gama (Paulo H e Modesto) 06 pontos em 03 jogos; 03 gols pró e 01 gol contra; 80% de chances de classificação.
Embora esteja em terceiro, tem uma probabilidade maior de classificação que o Remo, porque tem jogos a menos, e pode chegar à 12 pontos, assumindo a liderança também, apesar que tem a diferença de saldo de gols inferior aos dos dois primeiros colocados.
4° Boca Juniors (Welison e Leonardo) 05 pontos em 04 jogos;05 gols pró e 07 gols contra; 53% de chances de classificação.
Vivo na competição, o Boca também pode se classificar com um simples empate, contanto que o Flamengo não vença o Penarol. O Boca enfrenta o Vasco.
5° Flamengo (Wellington e Joseph) 04 pontos em 04 jogos; 02 gols pró e 03 gols contra; 46% de chances de classificação.
A equipe não pode nem pensar em empatar com o líder de momento, Penarol. De um lado o Flamengo precisando ganhar para se classificar, de um outro, o melhor time da competição lutando para terminar em 1° e ter a vantagem de pegar o adversário mais fraco na segunda fase, e também há
três jogos invicto. Vai pegar fogo!
6° LDU (Kauê e Mikael) 03 pontos em 05 jogos; 03 gols pró e 13 gols contra; 0% de chances de classificação.
Já eliminado da competição, o time da LDU teve como ponto fraco a defesa. A equipe terminou com saldo -10, sendo o time mais vazado da competição.
O golaço das primeiras rodadas foi dele, Mateus, por cobertura. Na verdade ele marcou dois golaços por cobertura no mesmo jogo!
Com quase 43% dos votos, Mateus foi escolhido pela maioria como o "craque do jogo ". Carlos Augusto e Modesto, ficaram em 2° com quase 29% dos votos.
Como será a segunda fase? Leonardo, na foto acima, se passar de fase, junto com o goleador Welison, entrarão na fase de copa da competição. As próximas fases serão mata mata, com jogos de ida e volta, onde o 1° pega o 4° e o 2° pega o 3° colocado da primeira fase.
Por falar em Welison (não temos foto dele), o jogador briga de perto por artilharia. 3° colocado, está há apenas 02 gols de alcançar o líder, que tem 07. Quem será o grande matador das competições? Está tudo em aberto.
Comentários
Postar um comentário
Por favor, seja educado ao comentar. Obrigado.