14 Anos de Futebol Amador em Goiás.

 

Parece que foi ontem, mas PH Champions futebol de rua já possui 14 anos em Goiás! Ou seja, praticamente a metade de sua existência já que são 28 anos, quase 29. E tudo começou com muita dificuldade, até que uma parceria com Thales, Leonardo e Wallas, principalmente, abriu as portas para o futebol de rua em Goiás. 


Paulo H. chegou na época ( foto acima) ao Centro-oeste do país com intuito de trabalho, mas trouxe na mala um entretenimento bom e barato à terras goianas.

Leonardo foi um dos pioneiros do futebol de rua, mas mesmo ajudando, faltavam pessoas para jogar...

...o que foi mudado quando Thales entrou com rua, golzinhos e uma parte das pessoas que fizeram o 1° torneio de PH Champions em Goiás. 
Thales é até hoje, um dos maiores campeões e goleadores de todos os tempos em Goiás e no Brasil.

Paulo, de preto, ladeado por Thales (a esquerda), Wallas e Leonardo. Agachado está o saudoso Idael, que nos deixou recentemente nessa vida.

Observação: as datas que aparecem nas fotos acima, não estão corretas. A chegada de Paulo foi em dezembro de 2007. Já o primeiro torneio goiano de futebol de rua, aconteceu apenas dia 09 de abril de 2009.

Curiosamente o primeiro blog de nosso futebol foi feito em Goiás. Os torneios antigos só tiveram seus próprios blogs algum tempo depois.

Can chuta para vencer a marcação acirrada de Paulo. Vindo do Maranhão, ele fez sua história nas competições goianas também. Só que antes dele veio Cleyton. 

Cleyton, de camisa listrada, ao lado de Paulo e Thales. Eles foram os precursores do futebol de rua goiano. Super campeão por dois estados, Cleyton se tornou depois, o maior campeão entre todos, estabelecendo um recorde: único jogador de PH Champions a ganhar em três estados. Tirando Paulo, claro,  que por ser organizador, tem uma rodagem maior de estados.

Primeiro jogador do Rio Grande do Norte em nossos eventos, Wilson ajudou a fazer o 1° torneio, ao lado do baiano de Ilhéus, Vanderlei. Habilidoso e goleador, Wilson deixou sua marca.

Wallas, a direita, ao lado de Jean. Um dos maiores goleadores da história dos goianos em torneios brasileiros. 

Idael se foi, mas deixou o seu legado: o início de tudo.

Diego, que hoje não vive mais em RV, ao lado de Marcos, que surgiu depois nas competições e também não vive mais em Goiás. Dos dois, Diego (camisa do Vasco) ajudou desde o início e hoje é um dos maiores jogadores de nossa história. 

Depois vieram uma segunda geração de garotos que fizeram nossos torneios se tornarem mais populares ainda. Diego trouxe todos eles. Da direita para esquerda na parte de trás do grupo: Rogério,Paulo,Diego,Yan e João Victor; à frente são: Júnior, João Pedro,Gilvan e Maurício.

Fabrício ainda garoto. Jogador foi um dos que nos deixou, assim como Idael. Guri bom de bola!

Raro vídeo no famoso "campo do postinho". Um dos lugares mais icônicos dos torneios. A resolução do vídeo não está boa, pois o vídeo foi feito por celular há quase uma década atrás. 

Bons tempos. 

A dedicação desses jovens foi lendária!
Galera da rua de Leonardo,  ao fundo de boné azul. 

Carlos(São Paulo), Paulo H. e Reginaldo após um título. Jogar na rua e ser campeão: existe coisa melhor?

Rogério em gif acima. Essa imagem foi feita em 2015 e só agora publicada. Na época os recursos de animação eram escassos mas a gente pelo menos tentava.


 Wellington está conosco há anos. O jogador tem quase 1.000 gols. Só perde para Paulo, se aproximando dos 5.000 e Diego, que tem mais de 2.000 gols.

Detalhe da rua do clube, um dos nossos "campos" históricos por anos depois do final da era postinho. 

O local tornou nossos eventos famosos. Todo mundo queria jogar nem que fosse pelada.

Chegamos a jogar todos os dias,ufa!

Samuel, de vermelho e J. Pedro foram alguns que migraram do postinho e nos brindaram com o seu bom futebol! Esses são históricos.

João Victor ao lado de Davi Luís. O "Gordin" era um dos nossos zagueiros que mitou nas ruas.

Wellington e Ronaldinho Gaúcho em desenho.

O paraense Gilvany deixou uma história bonita em nosso futebol. 

Esse merece o título de "Gabigol". Gabriel é um dos maiores artilheiros goianos de todos até agora. 

Futebol Júnior sempre foi valorizado. Acima temos Gustavo (listrado) e Vinícius.

Sérgio foi um exemplo de craque desde pequeno. 

Galerinha de jogadores dedicados.

Yan foi um dos que começou garoto. Jogador cresceu com a gente e escreveu seu futebol na rua.

Exemplo de João Vitor, de branco, que começou muito pequeno...
... até hoje conosco!

Surgiu Carlos Augusto depois. Dá para imaginar nossa história sem ele? E Carlos trouxe muita gente: Batata, Eron, Francisco, Carlos Henrique, William, Wanderson,Juan e tanta gente boa! Pena não poder citar todo mundo. 

Júnior vs Júnior: nossa rua nunca tinha sido tão habilidosa! Obrigado pelo futebol arte que vocês trouxeram!👏👏

E da rua fomos para dentro do clube, graças a um dirigente do mesmo que via Paulo na rua e o convidou para ingressar na associação esportiva. Ficamos por anos lá.
Mas com o tempo o que teoricamente seria melhor provou ser o contrário e PH Champions voltou para a rua.

O bom filho à casa torna.

Quem não se lembra do futebol coruja? Se deixasse a gente amanhecia o dia!😱

Mais galera de juniores com a gente!

Três representantes da época de vacas magras no futebol que estava quase acabando. Eles foram fundamentais para que não acabasse. Nessa época muita gente tinha sumido e nosso futebol passou pela fase mais difícil desde que foi criado em Goiás. Da direita para esquerda: Lucas,Augusto e Bobô.
E nessa época tínhamos um canal do YouTube que já tinha bastante inscritos e que trazia futebol e humor. Mas quatro anos depois, a falta de paciência de Paulo, o criador e jogador de PH Champions, o canal acabou.



Trecho de um dos vídeos ☝️de nosso antigo canal homenageando um de nossos falecidos jogadores na época. 
O canal do YouTube foi a única coisa que nos representou na pandemia, já que ninguém podia ter contato social nesse tempo. Era legal, e ficamos bem conhecidos não só no Brasil. Um dos destaques do canal era sorteio de réplicas de camisetas de times de futebol para inscritos.


Paulo entregando camiseta do Corinthians para Jalia. A moça pé quente conseguiu ganhar duas vezes no canal.


Numa volta difícil após pandemia, jogamos na garagem da casa para não corrermos riscos na rua. Começava a era Modesto (Barcelona,à esquerda da foto), ao lado de Erik  Wellington e Paulo H.

Retorno à rua, com Carlos A. e Batata. Tempos de incerteza não só no futebol.

Trocamos a rua pela grama da praça. Sugestão de Batata à Paulo que deu certo. Na foto acima com João Vitor e Filipe.
  
O futebol volta com tudo. Paulo chega à 4.000 gols em duas décadas de futebol de rua. Todos os gols "mil" foram marcados em Goiás. 
Diego também alcançou a marca de mais de 2.000 gols em Goiás. Ele foi o único,  além de Paulo a alcançar o feito. Apenas Wellington e Carlos Augusto estão próximos à marca de 1.000 gols também.

Max driblando. Na praça fizemos muitos amigos.

Uma parte da galera em  póstumo feito para Idael em 2023: "Só as lendas".

Obrigado a todos que deixam nosso futebol insano!
Inovação com torneio de pênaltis.

Futebol internacional: haitianos fazem bonito!


Para encerrar esse difícil resumo de uma história muita rica e que ficará marcada em nossas vidas, uma foto de Paulo e João Pedro,  campeões do 1.000° de todos os tempos em Goiás, que é um lugar onde a história de PH Champions futebol de Rua é lendária, sem exagero.
Pedimos desculpas se alguém ficou de fora. É difícil resumir tantas coisas importantes em tão pequena postagem.
Que venham mais 14 anos então. Obrigado a todos por tudo!

  
PH Champions Goiás desde 2009👏❤🏵

Comentários

Postagens mais visitadas