Histórias da Bola-parte 01

 

      HISTÓRIA EM GOIÁS 
Parece que foi ontem, mas a imagem acima já tem quase 16 anos (até o momento desta postagem). A resolução não está boa, mas é uma foto importante, pois ela reúne cinco legendas do futebol de rua amador em Goiás. E não estamos falando apenas em campeões ou artilheiros, mas em pessoas que escreveram um capítulo importante na história de PH Champions em Goiás. 
O primeiro da foto, à direita, é Leonardo. O primeiro contato de nossas competições no estado foi ele. Ele estava todos os dias, ao lado de Júnior, chutando uma bola um para o outro. Paulo H., morava duas ruas acima. Sem conhecer ninguém, mesmo estando há um bom tempo no estado, 
chegou em Leonardo e perguntou se tinha como  jogar com eles. O problema é que não haviam pessoas disponíveis para jogar com o trio, mas estava marcado.
Na mesma rua, próximo à sua casa, garotos brincavam na rua: eram Thales e Wallas. Na foto acima, da esquerda para direita, com Paulo entre ambos. Então a mesma pergunta foi feita. Thales disse "sim", e tinha as pessoas para isso. Então o primeiro torneio goiano foi marcado. No dia 09 de abril de 2009, fizemos o nosso primeiro evento (Wallas não jogou, nem Idael, agachado na foto). A competição foi vencida por Paulo e Cleyton, que superaram o melhor time da competição: Thales e Igor. Mas isso não importava. O melhor de tudo, é que o primeiro passo foi dado, e a história começava a ser escrita. 
A primeira competição foi à noite, e havia uma pequena babel de participantes: goianos, piauienses,maranhenses, baianos, rio grandenses do norte, nascendo assim o primeiro de inúmeros torneios.

 

 

Paulo, no centro da foto, ladeado por Thales e Cleyton. 


Paulo,com o primeiro troféu 🏆 em Goiás. Um troféu muito pequeno para o tamanho da história gigante de PH Champions no Centro Oeste. 

Mas enquanto o futebol de rua não engrenava, Leonardo ajudava Paulo em "competições alternativas". Eram micro torneios, as vezes com apenas dois times, jogando melhor de três. Mas deu certo! O futebol começou a chamar cada vez mais a atenção dos jovens e em poucos anos, multidões de pessoas jogavam conosco! Mas isso é assunto para uma outra história. 


Wallas e Jean, campeões no atletismo também! Os caras eram literalmente 🏃‍♂️ atletas! Jean teve uma participação pequena no futebol de rua, ao contrário de Wallas. 


Wallas foi um artilheiro implacável em nossas competições. Apenas dois caras na época batiam de frente com ele, praticamente: Thales e Leonardo. Mas o maior rival mesmo foi Thales. Era praticamente um Corinthians e Palmeiras quando eles se enfrentavam. Quando um fazia 100 gols, o outro ia lá e empatava! Quando um fazia 10 gols e se tornava o maior artilheiro goiano, o outro ia lá e marcava 12 gols! 

Mas depois de tanta disputa, Thales acabou por terminar como líder do ranking de gols de toda as competições (mais de 100 torneios) disputados entre 2009 e 2013.

Leonardo foi o maior goleador de uma competição nas temporadas entre 2009 e 2013: marcou 21 gols. Esta marca durou alguns anos para ser superada. 

Cleyton se consagrou como o primeiro campeão em mais de um estado, além de Paulo H. Ele chegou a ser o maior campeão e goleador de Goiás por mais de 20 competições!

As competições no passado eram chamadas de versão, mas só os estados com temporadas constantes entram nessa lista. Por exemplo, se em Brasília teve uma ou outra competição, ela não fazia parte. Era torneio isolado. Cada versão tinha, na teoria, 100 torneios. A de Goiás era a quinta versão. Depois disso, acabou-se esse tipo de formato, virando temporada normal mesmo. Em Goiás tinha os torneios alternativos, que ultrapassaram a marca de 50 competições também. Eram paralelos à quinta versão. Esses gols valiam para o ranking geral, mas no abaixo eles não estão inclusos.


Paulo H na rua onde tudo começou. Foto de 2010.


Ranking de Gols (2009 à 2013)

1°   Thales.        287 gols e 26 artilharias 

2°   Wallas.        284 gols e 27 a.

3°   Paulo H.      235 gols e 18 a.

4°   Leonardo     96 gols e 12 a.

+  Idael.               96 gols e 02 a.

5°   Igor Cor.       93 gols e 03 a.

6°   Diego.            87 gols e 09 a.

7°   André Luis   52 gols e 03 a.

8°   Cleyton.        49 gols e 05 a.

9°   Birote.           40 gols e 03 a.

10° Gabriel.         30 gols e 01 a.

11° Wilson.          29 gols e 04 a.

+ Keltis.                29 gols

12° Weric Gugu  26 gols

13° Maurício.      20 gols e 03 a.

14° França Can.  19 gols e 03 a.

+ Diego II.             19 gols e 02 a.

15° Batman.         18 gols e 01 a.

+ Kaká Nenê.       18 gols

16° Jean.                13 gols e 01 a.

17° Marcelo.         12 gols

18° Lucas.              11 gols e 03 a.

19° Elias.                10 gols

20° Júnior S.          09 gols e 01 a

+ Fernando II        09 gols

21° Scheila.            07 gols e 01 a

+ Gabriel Sousa e Rafael (idem)

22° Gilvan.             06 gols

+ Ailton (01 a.), Werson (01 a.) e

Arthur (idem)

23° Yalline.             05 gols

+ Vanderlei (01 a.), Fernando III (01 a.),Júnior Baiano, Enoque e Wesley (idem)

24° Yan.                 04 gols (01 a.)

+  Dannilo (01 a ) , Marcos e Wenderson  (idem)

25° Thallyson.       03 gols

+ Vanderson, Pedro Vasco, Adilson,  Adriano,  Ricardo e Dieguinho  (idem)

26° Leomar.           02 gols

+ Maycol, Lila, Edson, Talner (01 a.), Igor 23 e Nil.

27° Rogério F.       01 gol

+ Bruno, Guilherme, João Pedro, Joanildo, Edmar Nenê,  Jorge e Paulo. 

+ 08 gols contra


Total: 1.733 gols

Dannilo e Júnior foram dois dos primeiros participantes, principalmente em competições alternativas. 



Na foto acima, racha na rua de Leonardo (boné azul). Da direita para esquerda, na frente: Pedro Vasco, Vanderson, Cleyton e Can; ao fundo:Júnior Baiano, Paulo H. e Leonardo. 

A última competição em  Goiás, antes de uma paralisação, foi em 23/01/ 11. Paulo H estava no Nordeste, e um longo recesso se estabeleceu. Em 2012 ele retornou para encerrar a quinta versão. Neste retorno, alguns estavam trabalhando,  como Wallas, o que limitou suas participações. Outros haviam falecido, como Thallyson. Em compensação surgiram nomes como: Gugu, Maurício e Yan. Também houve a ascensão de Diego e Idael, por exemplo. 


 

O falecido Nenê (de marrom) ao lado de Igor "Corintiano". Estes garotos escreveram boa parte da história dos primeiros torneios goianos. Igor chegou a entrar no Ranking de Gols do Brasil, que detém os maiores goleadores do país em nossas competições amadoras.

O grandalhão Gugu: do zero absoluto de jogar futebol, ele conseguiu se superar e se destacar nas competições. Tornou-se hábil em marcar gols de calcanhar! 

Essa gurizada tinha as orelhas de aço para aguentar tanta reclamação de Paulo, Thales ou Wallas!😂😂😂😂Mas sem eles, nosso futebol jamais seria o mesmo.


E como poderíamos esquecer Derson? O Batman mostrou toda a sua habilidade nas competições! Ninguém sabe como ele e Idael, conseguiam jogar 100% alcoolizados! Os caras eram Messi e o CR7 da pinga! Derson jogou menos, mas conseguiu se destacar com título e artilharia.


Batman abraçado com Yalline, ao lado de Priscila. Foram as primeiras garotas a se destacarem no futebol entre homens. Ao fundo, em pé: Wallas, Paulo e Igor. A competição foi a primeira com garotas, sendo que Yalline foi vice campeã ao lado de Thales.  Perderam a final por 03 a 02, para Wallas e Idael, num jogo muito equilibrado!


  Yalline foi o primeiro destaque feminino. Vice artilheira ao lado de Thales, com 05 gols e vice campeã, idem.

Na verdade, a primeira a jogar entre os homens foi Lene, mas não era torneio. 




  Scheila conseguiu um super feito nas competições goianas. Ela foi a primeira garota da história, a ganhar um torneio entre homens e também ser artilheira.


 Campeonatos de mulheres feito por PH Champions no Maranhão (foto) , já era algo comum. Mas em Goiás, garotas como Lene, Scheila, Yalline e Priscila,  deram o passo inicial!

Depois disso, se tornou algo tradicional, como em 2023,com Elielza campeã, na foto acima, por exemplo. 

Na segunda parte desta postagem, vamos mostrar, além do destaque de Idael, Diego ou Gabriel,  o surgimento de outros grandes jogadores. Também iremos trazer os recordes de títulos,  gols e artilharias de mais de 100 competições.  E também como Paulo H., Cleyton, Thales, Wallas e Leonardo,  se tornaram os maiores nomes da primeira temporada de Goiás no futebol de rua PH Champions. 
Até a próxima postagem. 

Comentários

Postagens mais visitadas